Uma escolha simples!

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

MATUTO PODE SER, BURRO NÃO!

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011A QUESTÃO NIÓBIO - Nina Wicks de Almeida - ninawicks.pe@dabr.com.br


Edição de domingo, 23 de janeiro de 2011

País detém 98% das reservas do mineral, que vem sendo usado em oleodutos, naves espacias, entre outros

De baixa concentração na crosta terrestre, o nióbio é um dos elementos químicos privilegiados na natureza do Brasil. O país detém as maiores reservas - 98% - e é o maior produtor mundial. Por sua baixa captação de nêutrons e alta resistência às temperaturas elevadas, ele vem sendo utilizado nos reatores nucleares, nas turbinas a gás de aviões a jato, em naves espaciais, em oleodutos e gasodutos. Outra utilização encontrada para o mineral é em chapas e peças de aço da indústria automobilística, por serem mais resistentes e poderem proporcionar estruturas mais finas e de menor peso, chegando a ficar 30% mais leves. Devido a sua coloração, é utilizado geralmente na forma de liga metálica, para a produção de joias e piercings.

Estudado na primeira metade do século 19, o nióbio foi descoberto pelo inglês Charles Hatchett, que o denominou Columbus. Posteriormente foi chamado de nióbio em referência à deusa da mitologia grega Nioba, filha de Tântalo, que também deu nome a outro elemento da família 5B, o tântalo.





O nióbio é um metal dúctil, cinza brilhante, que passa a adquirir uma coloração azulada quando em contato com o ar em temperatura ambiente após um longo período. Suas propriedades químicas são muito semelhantes às do tântalo, que está situado no mesmo grupo.

Entre as reservas mundias, a quantidade de nióbio é estimada em 4,58 milhões de toneladas, encontradas no Brasil nas regiões de Minas Gerais (Araxá e Tapira), Amazonas (São Gabriel da Cachoeira e Presidente Figueiredo) e Goiás (Catalão e Ouvidor). Outros pontos de exploração são o Canadá, que detém 1,5% das reservas e a Austrália, com 0,5%. As opiniões acerca do assunto são tantas que já se fala em questão do nióbio.

É com interesse de discutir a exploração desse mineral que o Clube de Engenharia de Pernambuco, ao lado da Associação de Geólogos de Pernambuco e do Centro de Estudos do Nordeste realizarão, no dia 28 de janeiro, o simpósio O nióbio e o desenvolvimento estratégico do Brasil, que acontece dentro doSeminário Permanente de Desenvolvimento, evento em atividade desde 2005. O evento conta com as presenças do economista Rui Pereira Fernandes Júnior, especialista mineral do Departamento de Nacional de Produção Mineral de Goiânia e do engenheiro de minas Dorival Carvalho Pinto, presidente da Companhia de Mineração do Tocantins. Sérgio Rezende, ex-ministro da Ciência e da Tecnologia, foi convidado para participar do evento, mas por motivos pessoas não poderá comparecer. Entretanto, ele está em contato com a organização para saber dos frutos do encontro e pretende se manter conectado ao movimento.

Nome, símbolo, número

Niobio, Nb, 41

Classe , série química

Metal , metal de transição

Grupo, perpíodo, bloco

5 (VB), 5 , d

Densidade, escala de Mohs

8570 kg/m3, 6

Massa atómica

92,90638(2) u

Utilização

Aços inoxidáveis, indústrias nucleares, soldas elétricas, piercings, componentes de motores de jatos, subconjuntos de foguetes, oleodutos e gasodutos

Estado da matéria

Sólido

Ponto de fusão

2750 K (2477 °C)

Ponto de ebulição

017 K (4744 °C)

Onde é encontrado

Brasil (98%)

Canadá (1,5%)

Austrália (0,5%)

Agora começam a perceber quanto estão roubando do povo brasileiro.

Quando um matuto de Pontezinha postou no CIDADÃO REPÓRTER a matéria abaixo sequer rsponderam a enquete, e agora?

A MATÉRIA POSTADA

Você sabe o que é nióbio?

Enquete encerrada em Ter, 02 Nov 2010 5:16 am

Não 0% [ 0 ]

Sei mais não sei para que serve 0% [ 0 ]

Sabe em quanto o Brasil é roubado 0% [ 0 ]

Sabe que esta riqueza é entregue a outros paises quase de graça 0% [ 0 ]

Total de Votos : 0

Autor Mensagem

Alberto Figueiredo Assunto do Tópico: Quem deseja entrar nessa luta?Enviado: Qui, 28 Out 2010 5:16 am

Cidadão Bronze

Data de registro: Sáb, 27 Mar 2010 4:48 am

Mensagens: 21

Localização: Cabo de Santo Agostinho.



Podemos começar pela imprensa, isso se não for conivente, submissa, parcial ou escrava do poder financeiro.

Existe para levar informação para o povo então se honrada e imparcial faça sua parte.

Deus é brasileiro!

Deu-nos uma terra linda, abençoada, não temos grandes cataclismos, (apesar de estar mudando, toda paciência tem limites até a Dele) uma terra que ao nosso povo se oferta e trabalhada tudo produz.

Cobriu-a com vastas florestas, mares rios e lagos e colocou sobre ela este lindo, amável e solidário povo.

Achando pouco, sob ela, pois incalculáveis riquezas, certo que este povo saberia zelar e repartir com todos os irmãos do planeta.

Terras férteis, o verdadeiro Éden terreno.

Todas as nações do mundo sempre se digladiaram por alguma riqueza, por terras, caça ou fontes de energia, tempos atrás a água pesada era cobiçada por todas as potencias que desejassem a energia atômica, o petróleo já era buscado nos quatro cantos do mundo por suas infindáveis utilizações, quando o mundo percebe que esta fonte é finita descobre-se no Brasil uma reserva muito além das expectativas, e que fazem nossos governantes, roubam dos brasileiros suas riquezas.

Quantos governos passaram, há quantos anos ouvimos dizer: Brasil! País do futuro!

Já deveríamos ser o futuro, tivemos e temos muitas oportunidades, todas somem nos ralos da corrupção, da falta de amor à pátria e respeito a este povo batalhador.

Estamos a cinco dias de elegermos um novo dirigente para nosso destino, vemos e ouvimos as duas pessoas a quem daremos este poder se agredirem acusando-se mutuamente de terem e estarem entregando nossas riquezas a outras nações sem que nosso povo dela usufrua.

Nesse perrengue, nenhum deles fala que há anos uma das maiores riquezas do nosso país é roubada sem que nada se faça para impedir.

O petróleo do pré-sal é uma riqueza quase incalculável, mais o minério NIÓBIO é um (como diz uma das pessoas que disputam a honra de dirigir nosso destino) bilhete premiado, falam do petróleo como tábua de salvação, que poderá nos livrar de todas as mazelas e nos colocar no topo do mundo.

Não chegaremos a ver isso, tal qual nosso petróleo que todos os dias nos é tirado, nosso minério mais importante (para o mundo atual) é roubado, contrabandeado, vendido a preços tão vergonhosamente taxados que só nos resta uma certeza.

Se nenhum dos dois dá uma palavra sobre o nosso NIÓBIO, riqueza que deve nos ter dado prejuízo apenas com a parte contrabandeada de um trilhão de reais, que devemos deduzir?

Ambos sabem do roubo, sabem do valor roubado (um ladrão petista disse numa CPI que todas as campanhas do partido vinham dos dividendos conseguidos com o contrabando do NIÓBIO, visto que nosso povo sequer sabe direito o que é e que importância tem para o mundo).

Ambos sabem nada falam, não dizem sequer a palavra, é proibida no Brasil. NIÓBIO é palavra proibida, se uma parcela maior do povo souber do que se trata pode acabar com a vigarice de alguns deles.

Serra diz que Dilma deu nosso petróleo a outras nações, Dilma diz que Serra iniciou o processo, mais porque nenhum deles fala dessa nossa riqueza que vem sendo tirada de nós de forma criminosa, num ato de lesa pátria que deveria ser punida com a morte, pois, com o dinheiro que já nos foi roubado da exploração do NIÓBIO, poderíamos ser a nação mais rica do planeta e nosso povo ter tudo que tanto sonha, saúde, educação, segurança e cumprir seu destino, ser a tabua de salvação do mundo.

Um agride o outro, ambos sabem, conhecem este roubo, nada falam, como os dirigentes do passado, o atual, e qualquer um deles que venha a ser já podemos deduzir que roubaram da mesma forma.

E a nos povo restará apenas procurar uma forma de pedir perdão por tanta burrice, por permitir que nos roubem há tantos anos e ainda tenham a cara de pau de entrar em nossos lares se dizendo honrados.

Somos um povo omisso, covarde mais todos eles desde a época do império têm apenas uma meta, encher seus bolsos enquanto nosso povo padece, morrendo nas portas dos hospitais, baleados nas ruas, assassinados dentro de suas casas.

Seja ele qual for, porque não explicam ao nosso povo o que fazem com a riqueza do NIÓBIO?

Se até sexta-feira nenhum deles falar nada sobre isso, podemos ter certeza, mais um ladrão dirigirá nosso país.

Alberto Figueiredo - (81) 8859.9178

http://espadapetrea.blogspot.com.br/





Quarta-feira, Janeiro 26, 2011





VOCÊ SABE O QUE É NIÓBIO? SE NÃO, SAIBA QUE ESTÁ SENDO LESADO





O IMBL - Instituto Mãos Limpas Brasil, site www.maoslimpasbrasil.com.br é um grupo com o lema de ser a entidade mais ética do Brasil, é constituído de pessoas de todo o Brasil, defensores dos interesses do povo brasileiro. O principal objetivo é o combate a corrupção, tanto política como aquelas mais light que apelidamos de " jeitinho brasileiro, lei de gerson ou sou corrupto, mas quem não é ". O objetivo para 2011 é conseguir 1 milhão de membros para através de e-mails e ações práticas conseguirmos atingir esse objetivo. Nosso presidente e fundador em São Paulo, Mtnos Abdala Calil, um psicóloco que considero um pequeno gênio, apesar de eu já ter levado uma bronca dele pois é um ferreno combatente do narcisimo, está coordenando o movimento com apoio de companheiros de várias profissões e ideologias políticas em todo o Brasil.

Fui convidado para coordenar o movimento em Pernambuco, ( cada estado terá um ). Estou medindo meu tempo, pois o PCBV, LIONS, LMA, APBS meu BLOG e o Personal Trainer de Netos estão me consumindo bastante tempo.

Assim dia 28/01/2011 AS 12:00 horas estarei representando o IMLB em um simpósio sobre o Nióbio no restaurante Catamarã promovido pelo Clube de Engenharia de Pernambuco, presidido pelo dinâmico companheiro Alexandre Santos, e com Sebastião Barreto Campello, do Centro de Estudos do Nordeste e presidente do Movimento Pró-Criança de Olinda e Recife; Antônio Christiano Pereira de Lyra Sobrinho, presidente da Associação Profissional dos Geólogos de Pernambuco e Eudes de Souza Leão Pinto, engenheiro agrônomo da Academia Pernambucana de Ciência Agrônoma.

AGORA QUE JÁ FIZ A PARTE DE MERCHANDISING, VOU FAZER UM RESUMO SOBRE O QUE É O NIÓBIO, QUE APESAR DE TER NOME DE REMÉDIO É UM MINERAL ESTRATÉGICO.

- O QUE É O NIÓBIO

O nióbio é um mineral de símbolo Nb, número 41, que tem uma alta resistência às temperaturas, pois seu ponto de fusão é de 2480 graus celsius. Por isso quando ligado ao ferro forma uma liga ferro-nióbio muito usada em aços inoxidáveis, indústrias nucleares, soldas elétricas, piercings, componentes de turbinas de jatos, subconjuntos de foguetes, oleodutos e gasodutos.

- ONDE É ENCONTRADO - IMPORTANTÍSSIMO.

Brasil (98%), Canadá (1,5%) e Austrália (0,5%)

No Brasil em Minas Gerais (Araxá e Tapira), Amazonas (São Gabriel da Cachoeira e Presidente Figueiredo) e Goiás (Catalão e Ouvidor).

- NOSSO NIÓBIO ESTÁ SENDO SURRUPIADO, CONTRABANDEADO OU ROUBADO???

Para saber a resposta, participe do almoço-simpósio, não espere o Tiririca vir te contar.

Simpósio pode abrir 'caixa preta' do Nióbio

Um comentário:

  1. Prezado Alberto Figueiredo

    Permita-me corrigir aslgumas distorções graves em sua matéria sobre o nióbio.

    1. As percentagens de onde o nióbio é encontrado não estão corretas. Estas podem ser percentagens relativas ao fornecimento mundial de nióbio, e não de onde se encontra.

    O nióbio se encontra em muitas regiões do mundo. Há, por exemplo, uma grande jazida e de boa qualidade no Gabão, bem como em outros países da Ásia e América do Norte.

    O nióbio existente no Brasil é suficiente para suprir o mundo por mais 500 anos tendo como base o consumo mundial atual.

    2. Ao contrário do que você diz a questão do nióbio não é nenhuma caixa preta. Há na própria internet diversos artigos sobre este mineral bem como relatórios do DNPM. Uma pesquisa cuidadosa deve ser feita para desmistificar as inúmeras afirmações equivocadas de seu post.

    3. Não sei quais as suas bases para afirmar que o nióbio está sendo surrupiado, contrabandeado ou roubado.

    O nióbio é encontrado contido no pirocloro, a uma concentração de 3%. O que significa que para cada 100 quilos de pirocloro extraem-se 3 quilos de nióbio.

    É um processo complicado, que exige muita tecnologia e recursos para separar o nióbio e depois transformá-lo em ferro nióbio. Portanto bastante complicado para se contrabandear como se faria com uma TV ou um computador.

    4. Na verdade o nióbio é processado no Brasil e o que é exportado, diferentemente do minério de ferro, é o produto final do nióbio.

    5. Um outro fato que seu post não leva em consideração, é o avanço tecnológico na produção de aço de alta qualidade promovido pela maior empresa brasileira, de capital 100% nacional, fabricante de produtos de nióbio, a CBMM.

    Com a CBMM o Brasil exposta um produto de alto valor agregado sem falar na tecnologia que tem desenvolvido nas usinas metalurgicas da China, por exemplo, que tem aumentado a demanda de produtos de nióbio.

    Portanto, o Brasil está ganhando e muito com o nióbio ao contrário do que o seu post está afirmando.

    6. Outro fato que o seu post não levou em consideração é que há outras ligas que concorrem com o nióbio como o vanádio e o molibdênio, que também, tal e qual o nióbio, são abundantes na natureza.

    7. Como os produtos de nióbio são produzidos por uma empresa particular, que visa lucro, algumas alegações de que o produto é vendido abaixo por um preço abaixo do custo de produção, não tem nenhum sentido.

    Minha sugestão é que o blog invista mais em pesquisa e se informe melhor para que não fique desacreditado diante de seus leitores.

    ResponderExcluir

Use com moderação e identifique-se